MBA Projetos FACC

Disciplinas e Ementas

A grade curricular do curso de MBA em Gestão de Projetos oferece uma formação completa, unindo teoria e prática para preparar profissionais capazes de planejar, executar e liderar projetos com eficiência. As disciplinas abordam temas como metodologias ágeis, gestão de riscos, liderança, orçamento e ferramentas de apoio.

Fundamentos em Gestão de Projetos

Planejamento de um projeto. Ciclo de vida de um projeto. Escopo e delimitação de projetos. Orçamento e planejamento de alocação de recursos.

gestão ágil

Gestão Ágil de Projetos

Tecnologia e Inovação. Gestão Tradicional e gestão ágil em projetos. Importância do Agile. Scrum, Kanban e Lean. Mudança e Clima Organizacional. Gestão do Conhecimento.

Megaprojetos

Definição de Megaprojetos. Equipes em Megaprojetos. Análise de riscos e de stress. Relacionamento com stakeholders. Impactos sócio ambientais em megaprojetos.

tecnologia

Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)

Conceito de TICs e aplicação em projetos. Casos de TICs em projetos. Governança e gestão em tecnologia da informação. Transparência na gestão pública e privada.

gerencia de equipes

Gerenciamento de pessoas e de equipes

Definição de habilidades e competências em equipes de projetos. Recrutamento e seleção para equipes de trabalho. Adhocracia em projetos. Articulação de áreas meio e fim em projetos.

Execução e monitoramento de Projetos

Etapas de implementação de um projeto. Execução e cronograma. Gerenciamento do tempo. Gestão de Riscos. Controle e ações corretivas em projetos.

analise

Análise Financeira de Projetos

Fontes de financiamento e captação de recursos. Investimentos comparados de CAPEX e OPEX em projetos. Análise e projeção de resultados. Viabilidade financeira de projetos.

gestão custo

Gestão de Custos

Principais Custos em projetos. Centro de Custos. Métodos de Rateio de Custos. Alocação de Custos em Projetos.

gestão qualidade

Gestão da Qualidade

Qualidade em projetos. Gerenciamento de rotina. Ferramentas da Qualidade. Indicadores de qualidade. Satisfação do usuário e do cliente.

Marketing para Projetos

Aspectos do Marketing Institucional; Experiências comparadas de marketing em projetos; Gerenciamento de marca

 

socioambiental

Gestão de Projetos Sócio Ambientais

Estrutura e escopo de projetos sócio ambientais. Captação de recursos públicos e privados. Análise de Editais, termos de referência e elaboração de propostas. Indicadores de Impactos. Redes de Parcerias.

 

strategy

Strategic Sourcing e Facilities

Gestão da Cadeia de Suprimentos. Integração com Fornecedores. Gerenciamento de serviços de facilities. Implementação e melhores práticas de Strategic Sourcing.

 

gestão contrato

Gestão de Contratos

Análise de casos recorrentes sobre contratos e seus impactos nas esferas civil, trabalhista e tributária.

 

AI

Inteligência Artificial no Ambiente de Negócios

Conceitos Básicos. Principais áreas de aplicação na empresa. Principais técnicas. Análise de Resultados para tomadas de decisões.

 

seminario

Seminário de Monografia

Pesquisa Científica; métodos e técnicas – observação – entrevista estruturada – entrevista não-estruturada – painel; pesquisa bibliográfica; publicações científicas; projeto de pesquisa; relatório de pesquisa; trabalhos científicos; bibliográficas e Empresa tradicional e empresa flexível; concepções de educação; Learning Organizations.